Moçambique de São Benedito de Lorena marca presença histórica na Festa das Congadas de Jesuânia em 2025
- Diego Amaro de Almeida
- 27 de jul.
- 2 min de leitura
A cidade de Jesuânia, no Sul de Minas Gerais, já respira o clima de fé, cultura e tradição com mais uma edição da Festa das Congadas, que acontece entre os dias 27 de junho e 7 de julho de 2025. Reconhecida como Patrimônio Imaterial do município, do estado de Minas Gerais e do Brasil, a festa é uma das manifestações culturais mais importantes da região — e, mais uma vez, conta com a presença marcante do Moçambique de São Benedito de Lorena.
Com mais de 40 anos de história na festa, o grupo reafirma seu compromisso de manter viva a tradição, reunindo este ano 64 integrantes, entre dançantes e mestre de linha. Sob a liderança de Mestre Bira e Dona Guiomar, o Moçambique participou ativamente de momentos especiais da programação, como a alvorada, realizada às 4h da manhã — rito que anuncia o início das celebrações na cidade.

A Festa das Congadas tem início com o levantamento do mastro de São Pedro, seguido de uma intensa programação de cortejos, embaixadas, orações e apresentações dos ternos — grupos que cantam, dançam e tocam instrumentos em homenagem aos santos protetores, como São Benedito, Santa Ifigênia e Nossa Senhora do Rosário.

A participação do Moçambique de São Benedito de Lorena é um elo importante dessa corrente de fé e cultura popular, mantendo viva a memória e a identidade das comunidades congadeiras. O grupo faz questão de agradecer à Prefeitura Municipal de Jesuânia, aos amigos Régis e Naui e aos festeiros locais, que acolheram com tanto carinho sua presença nesta edição.

Mais do que uma celebração religiosa, a Festa das Congadas de Jesuânia é um encontro de gerações, saberes e devoções. O Moçambique de São Benedito de Lorena, com sua história, música e dança, segue firme na missão de honrar e transmitir esse patrimônio às próximas gerações.

Comentários