top of page
Foto do escritorDiego Amaro de Almeida

Moçambique de São Benedito Celebra Cultura em São Paulo e Minas Gerais

Agenda Agitada: Moçambique de Lorena Encanta em São José dos Campos e Jesuânia


Itálo da Silva, Regis de Oliveira e Mestre Bira - Foto: Matheus Augusto dos Santos


No último final de semana, o Moçambique de São Benedito de Lorena teve uma agenda agitada e repleta de apresentações marcantes. No sábado, 6 de julho, o grupo esteve em São José dos Campos para uma apresentação especial no Revelando São Paulo. O evento, reconhecido por conectar as diversas culturas populares da região, contou com a participação de 37 integrantes do Moçambique de Lorena. A presença no Revelando São Paulo é sempre muito importante para o grupo, pois reforça laços culturais e permite o intercâmbio com outras tradições populares.


Durante o evento, os integrantes tiveram a oportunidade de reencontrar o Mestre Gil do Jongo de Piquete e Beto Cigano, ambos parceiros de longa data na defesa da cultura e da tradição regional. O grupo expressou sua gratidão aos "Amigos da Arte" pelo convite e acolhimento caloroso.


No domingo, 7 de julho, o Moçambique de São Benedito de Lorena marcou presença na Tradicional Festa das Congadas de Jesuânia, um evento que o grupo participa há mais de 40 anos. Este ano, a participação foi ainda mais especial, pois a população local se mobilizou para reunir recursos próprios e financiar o transporte de 60 integrantes do Moçambique de Lorena. A acolhida carinhosa da população de Jesuânia e a presença de diversas congadas e Moçambique da região de Minas Gerais enriqueceram ainda mais a celebração.


O grupo também expressou sua gratidão ao amigo Regis Antonio de Oliveira, que desempenha um papel crucial na manutenção dos laços entre Lorena e Jesuânia, além de ser membro da bateria do Moçambique de Lorena.


Uma homenagem foi realizada ao General das Congadas José Celso de Oliveira, que faleceu poucas semanas antes da festa. José Celso foi uma figura importante na história das Congadas em Jesuânia e integrou o Moçambique de São Benedito de Lorena em muitas ocasiões. A homenagem, expressa no verso do Mestre Ronaldo, trouxe um tributo sincero ao legado de José Celso:


"Ainda me lembro, bem ali naquele morro.

Aonde dançava um moço, riscando a espada no chão.

A pouco tempo foi morar com Deus no céu.

Cobriu de tristeza e véu o meu pobre coração."


O final de semana foi marcado pela celebração da cultura, do encontro de tradições e pela homenagem a figuras que contribuem para a preservação das manifestações populares. O Moçambique de São Benedito de Lorena segue fortalecido e grato pelo apoio recebido em todas as suas jornadas.


Texto: Diego Amaro de Almeida

Fotos: Diego Amaro de Almeida e Matheus Augusto dos Santos




94 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page