No dia 27 de agosto, o documentário "Moçambique de Lorena - Na Terra em que Antônio faz as vezes de Benedito" teve sua estreia no UNISAL de Lorena, seguido por uma segunda exibição na Sede do Moçambique de São Benedito. Ambos os eventos contaram com grande público e palestras sobre o tema, destacando a importância cultural e histórica da tradição de Moçambique na cidade. No dia 6 de setembro, o documentário foi lançado no YouTube, no canal @MoçambiquedeLorena, ampliando o alcance da obra.
O documentário, dirigido por Aurélio de Castro Figueiredo, com produção do historiador Diego Amaro de Almeida, busca preservar e celebrar a diversidade cultural de Lorena.
O projeto também destaca a figura de Mestre Geraldo Ubirajara da Silva, mais conhecido como Mestre Bira, que tem sido um defensor incansável da cultura afro-brasileira em Lorena. Mestre Bira tem sido fundamental para a preservação e continuidade da tradição do Moçambique, garantindo que ela permaneça viva e seja um elo entre o passado e o presente.
Com apoio da "Lei Paulo Gustavo", o documentário presta homenagem à riqueza cultural, religiosa e artística de Lorena, reforçando a importância de preservar essa manifestação única de fé e resistência.
A equipe do documentário inclui Diego da Silveira Vidal (editor), Igor Augusto Salles de Macedo (diretor de fotografia), e os entrevistados: Geraldo Ubirajara da Silva (produtor), Guiomar Pires da Silva, Durvalina Tito e Wilson Paulino da Silva (Timbinha).
Comments