Dona Guiomar Aparecida Pires da Silva, uma das importantes figuras do Moçambique de São Benedito de Lorena, foi recentemente agraciada com o Prêmio Ruth de Souza, concedido pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e pela Coordenadoria de Políticas para a População Negra. A premiação, que visa homenagear mulheres negras latino-americanas e caribenhas, selecionou Dona Guiomar entre mais de mil candidatas, sendo uma das 10 laureadas.
Dona Guiomar, recebe o prêmio das mãos do presidente do CPDCN, Gil Marcos dos Santos
A indicação de Dona Guiomar partiu do conselheiro Jean Herbert Rodrigues da Rocha, representante do Instituto Afro Vale, antigo bloco Los Crioulos. O reconhecimento é um marco histórico para a comunidade negra de Lorena, especialmente para as mulheres e a família do Moçambique de São Benedito, que ela representa com tanto orgulho.
A cerimônia de premiação ocorreu na Biblioteca Mário de Andrade, no dia 30 de agosto, em São Paulo, e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e da Curadoria da Biblioteca. O evento, promovido anualmente em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, homenageia personalidades negras que se destacam no combate ao racismo e na promoção da igualdade social. Nesta edição, foram reconhecidas atuações em diversas áreas, como psicologia, artes, pedagogia e empreendedorismo.
Dona Guiomar e Mestre Bira, na Biblioteca Mário de Andrade
Para o Grupo de Moçambique de São Benedito de Lorena, foi uma honra ver Dona Guiomar, uma das suas principais lideranças, ser celebrada em um evento de tamanha relevância. O município de Lorena também esteve presente, representado pelo Coral Guaypacaré, que entoou o “Hino à Negritude” durante a cerimônia, prestigiada por autoridades e membros da sociedade local.
A conquista de Dona Guiomar reafirma a importância de sua trajetória e a força de seu legado na luta pela igualdade e valorização da cultura afro-brasileira em Lorena e em todo o país.
Comments