Dona Guiomar é homenageada no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em Lorena
- Diego Amaro de Almeida
- 27 de jul.
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria de Políticas para a Mulher e da coordenação da Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, realizou na última sexta-feira (25/07) uma programação especial em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O evento, realizado no salão da Casa Afro, reuniu autoridades, convidadas especiais e a comunidade para uma noite de debates e reconhecimento das mulheres negras que fazem a diferença em Lorena. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem à Dona Guiomar Aparecida Pires da Silva, liderança cultural e religiosa de referência no município e região.
Além de ser reconhecida por sua trajetória de luta e preservação da cultura afro-brasileira — especialmente à frente do Moçambique de São Benedito de Lorena — Dona Guiomar já foi agraciada com o Prêmio Ruth de Souza, honraria que celebra personalidades negras de destaque em diversas áreas.
Neste mesmo dia, ela e Mestre Bira, também liderança do Moçambique, receberam o certificado de conclusão do curso de Letramento Racial promovido pela Casa Afro de Lorena, reforçando seu compromisso com o fortalecimento da consciência racial, da igualdade de direitos e da valorização da identidade negra.


A programação da noite contou ainda com a mesa de debate “Empoderamento da Mulher Negra e Saúde Mental”, com a participação da Delegada de Defesa da Mulher de Lorena, Dra. Adriane Gonçalves; da Policial Penal Dra. Regina Célia; e da advogada Dra. Cícera Sena, que integram importantes espaços de representação da mulher negra na região.

Ao todo, 16 mulheres de Lorena foram homenageadas por sua história de resistência e contribuição para a comunidade, mostrando que a luta por respeito, igualdade e reconhecimento segue viva e cada vez mais forte.
Para Dona Guiomar, o prêmio é mais um símbolo de que seu trabalho, junto a tantas outras mulheres negras, segue iluminando caminhos e inspirando gerações.




Comentários